Para mais informações dos próximos eventos e cursos clique aqui.
Estamos empenhados pela UNIFESP em promover contatos e disparar diálogos através de palestras, rodas de conversa e encontros envolvendo TEMAS que hoje estão movimentando locais costeiros no litoral centro de São Paulo. São PESSOAS que estão cooperando em disparar discussões relevantes sobre crises ambientais, sociais e econômicas, também em tempos de pandemia, com agravantes nunca vistos e vividos antes. Temos interesse em discutir também os ASPECTOS POLÍTICOS inerentes às RELAÇÕES SOCIAIS.
Estamos com esforços mais concentrados em recortes do litoral em Santos, Guarujá e Bertioga/SP. Projetos em disputa seguem nesses TERRITÓRIOS. Velhas e novas LUTAS individuais e coletivas continuam e são travadas, alterando sensivelmente o cotidiano diversificado das comunidades locais nativas e residentes nesses espaços.
A partir do MEIO FÍSICO e aspectos de morfologia de praias arenosas, e também de observação de sua dinâmica e constatação de alterações, através de imagens de satélites e fotografias aéreas sobre as PAISAGENS e os CENÁRIOS, começamos a refletir e a pensar sobre as pessoas que residem nesses espaços.
Sobre também os modos de vida e estratégias de sobrevivência da população local, o nosso Observatório da Dinâmica Costeira, localizado na Baixada Santista em Santos/SP, se faz presente e atuante, desde fevereiro de 2020, aproximando pessoas, principalmente pessoas, para debates técnicos e também potencializando MAIOR VISIBILIDADE da relação das pessoas com os ambientes vividos há anos nessas localidades.
Essas frentes de trabalho estão trazendo, gradativamente, desdobramentos interessantes, a partir de experiências e de vivências de pessoas com vocação para cuidar e “ouvir” os ambientes costeiros, o que há de remanescentes neles, tanto nas MEMÓRIAS das pessoas e dos SUJEITOS, em sua real totalidade na sociedade.
Valorizamos os SABERES LOCAIS, as VIVÊNCIAS e as HISTÓRIAS DE VIDA de cada um. Privilegiamos as manifestações no campo das ARTES e aspectos das CULTURAS, também imateriais, dentro da perspectiva de busca de mais QUALIDADE DE VIDA e de ampliação de visão de CONJUNTURA POLÍTICA e de CONHECIMENTO CIENTÍFICO aplicado, com foco nas condições melhores de vida e de futuro nesses locais do litoral.
Eventos para 2021. Aqui toda programação atualizada:
https://obs-dc.unifesp.br/atividades-programadas