Objetivos
Objetivos:
-
Promover fóruns e assembleias abertas às comunidades locais que discutam, também com a sociedade organizada, aspectos do uso do território costeiro, por meio de demandas espontâneas e/ou programadas.
-
Proporcionar o encorajamento sobre busca de soluções técnicas associadas à gestão costeira participativa e democrática, envolvendo questões ambientais em recortes espaciais e territórios do litoral paulista e fluminense.
-
Estimular discussões associadas aos processos costeiros diante dos agentes/forçantes que alteram a configuração espacial da linha de costa.
-
Viabilizar e valorizar as capacitações das comunidades locais em cursos e eventos de extensão em temas prioritários, com base em resultados de pesquisas aplicadas já desenvolvidas e também em novas possíveis frentes de trabalho.
-
Atuar na comunicação científica disseminando informações por meio de mecanismos midiáticos diversos.
-
Dar suporte técnico a estudos de crises ambientais instaladas diante da dinâmica costeira.
A Razão
A razão desse Observatório está também apoiada em:
. Oportunidade para aproximação dos jovens alunos em vivências de campo, em atividades extensionistas planejadas;
. Aguçar a percepção da equipe sobre as categorias da Geografia: espaço geográfico, lugar, território, região e paisagem;
. Reforçar a UNIFESP como um dos agentes de transformação positiva da sociedade local;
. Promover a visão crítica da equipe, composta também por jovens alunos sobre os projetos em disputa no litoral.
Para quê?
Para fomentar debates e discussões a respeito de temas relevantes contemporâneos que a Baixada Santista enfrenta, em fóruns abertos, com participação da comunidade local, a sociedade organizada e de forma participativa e cooperativa.
Para quem?
Para melhorias de qualidade de vida da população da Baixada Santista, numa visão ampla e crítica, com desdobramentos nos modos e formas de vida, com alerta sobre projetos locais e regionais em disputa nos espaços onde a Universidade também se insere, e em novas frentes de trabalho integrando a sociedade organizada em debates temáticos públicos.
A população local é nosso foco, com suas representações ou não, diante da dinâmica costeira, seja em aspectos do meio físico ou populacionais/sociais.
A UNIFESP se propõe a oferecer mais oportunidades a realização de fóruns abertos, em temáticas dentro das linhas de sua atuação e competência.